Correção de Solo é preocupação de Legisladores

Imagem meramente ilustrativa

Vereador Nereu esteve visitando Secretaria de Agricultura

A Correção do solo é uma preocupação antiga do Vereador Nereu Rossetto. Em várias oportunidades esteve em seus pronunciamentos relatando a necessidade de um programa voltado a manutenção e correção do solo na agricultura.

Em conversa com o Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio Otávio Gheller, no dia 26 de abril, Nereu explicou sua preocupação com o tema e informou que encaminhará um Pedido de Providências sobre o assunto para entrar na pauta da próxima sessão e remetido ao Poder Executivo. O Secretário se mostrou favorável a iniciativa e garantiu não medir esforços para auxiliar os produtores rurais.

A correção do solo se faz necessária por uma demanda histórica em fertilidade dos solos agrícolas do Rio Grande do Sul: a neutralização da acidez do solo em áreas de produção agropecuária de base familiar, por meio da utilização de vários produtos como o calcário e gesso. O emprego generalizado destes insumos básicos na fertilidade do solo gera aumento de produtividade das culturas, e consequentemente, favorece a viabilização econômica de pequenos agricultores, evidenciando assim, a necessidade de ações estratégicas que fomentem a difusão da aplicação de calcário no solo.