EM SESSÃO ESPECIAL, FISCAL ESTADUAL AGROPECUÁRIO APRESENTA ATIVIDADES DE DEFESA SANITÁRIA ANIMAL DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO

Na noite da última segunda-feira, 14 de junho de 2021, às 18 horas e 30 minutos, no Plenário Darcy Sobreira Soccol esteve participando da 3ª Sessão Especial de 2021 o Fiscal Estadual Agropecuário, Kleitton Adolfo Pan, onde o principal objetivo foi apresentar as atividades de defesa sanitária animal realizadas no Município, ocorrências de enfermidades e desafios encontrados.

Na ocasião, Kleitton destacou que a Inspetoria Veterinária é uma unidade de atenção a sanidade dos animais, dos rebanhos, onde atuam na vigilância de abatedouros, propriedades rurais, trânsito de cargas, eventos agropecuários, laboratórios. Atualmente atendem os Municípios de Serafina Corrêa, União da Serra e Montauri, envolvendo 376,69km², 1.131 propriedades rurais e diversos rebanhos como: aves, bovinos, suínos, caprinos, ovinos e equinos.

Kleitton ressaltou que atuam com base nas normas sanitárias relacionadas com o comércio animal e produtos animais, onde as atribuições básicas da Inspetoria de defesa Agropecuária consistem em:

  • Trabalhar para impedir a entrada de doenças animais no país;
  •  Investigar e diagnosticar casos suspeitos, responder a casos confirmados;
  •  Atuar na recuperação, depois de um surto ter ocorrido;
  •  Garantir a segurança dos alimentos e promover o bem-estar animal.

Na oportunidade evidenciou também que todas as informações coletadas a campo são registradas no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências veterinárias e Sistema Global de Informação de Saúde Animal ou WAHIS.

Salientou também que além das atividades a campo que envolvem orientações, inspeções e vistorias, realizam também atividades administrativas envolvendo orientações de educação em saúde animal em formato de folders e documentações sanitárias aos produtores.

Por fim, Kleitton conclui afirmando que para manter a sanidade de um rebanho o engajamento do produtor é indispensável, pois é ele quem acompanha seus animais no dia-a-dia e deve-se considerar que a visita do veterinário é eventual ou quando acionado. Recomenda-se sempre que detectado alguma suspeita de doença é de extrema importância que o produtor tenha a responsabilidade de contatar a Inspetoria para evitar maiores consequências ao rebanho.