Feriado Distrital é proposto por Vereadores

16 de agosto comemora-se festa em Honra a São Roque
Feriado Distrital é proposto por Vereadores

Foto meramente ilustrativa

Todos os anos o dia 16 de agosto é realizada uma grande festa em Honra a São Roque, padroeiro da Comunidade de Silva Jardim, onde moradores e visitantes deixam seus afazeres de lado para homenagear este importante Santo.
Vamos conhecer um pouco da história de São Roque.
Roque nasceu no ano de 1295, na França, em uma família rica, da nobreza da região. Ficou órfão na adolescência e vendeu toda a herança, distribuindo o que arrecadou entre os pobres. Depois disto, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino à Roma.
No caminho, Roque deparou com regiões infestadas pela chamada peste negra. Era comum, ver à beira das estradas, pequenos povoados só de doentes que foram isolados do convívio das cidades, para evitar o contágio do restante da população ainda sã. Enxergando nas pobres criaturas o verdadeiro rosto de Cristo, Roque se atirou de corpo e alma na missão de tratá-los.
Seu zelo pelos doentes era tanto que ele descuidou-se de si próprio. Certo dia percebeu uma ferida na perna e viu que fora contaminado pela peste. Assim, decidiu se refugiar sozinho em um bosque, onde foi amparado por Deus.
Roque foi encontrado por um cão. Este animal passou a levar-lhe algum alimento todos os dias, até que seu dono, curioso, um dia o seguiu. Comovido, constatou que era seu cão que socorria o pobre doente. Este homem auxiliou Roque na sua recuperação.
Já com a saúde em dia, Roque voltou para sua cidade, mas foi preso, considerado como um espião. No cárcere continuou praticando a caridade e pregando a palavra de Cristo, convertendo muitos prisioneiros e aliviando suas aflições, até morrer.
Hoje as relíquias de São Roque são veneradas na belíssima basílica dedicada a ele em Veneza, Itália, sendo considerado o Santo protetor contra as pestes.
Como representantes do povo e vendo a fé e devoção da comunidade, os Vereadores Nereu, Sérgio Massolini, Olderes, Fedrigo e Zé Betinardi encaminharam ao Poder Executivo o Pedido de Providências nº 50/2017 que solicita que institua-se Feriado Distrital no dia 16 de agosto em Silva Jardim.

Os Parlamentares aguardam o projeto que regulamente o pedido pois, conforme a LOA, em seu Art. 10, XXVIII prevê que a iniciativa da lei é prerrogativa do Poder Executivo

registrado em: , ,