SESSÃO ESPECIAL CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DO DIRETOR ADMINISTRATIVO DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Na noite da última segunda-feira, 07 de junho de 2021, às 18 horas no Plenário Darcy Sobreira Soccol estiveram participando da 2ª Sessão Especial de 2021 a Secretária Municipal de Saúde, Salete Cadore e o Diretor Administrativo do Hospital Nossa Senhora do Rosário, André Bianchet, onde o principal objetivo foi descrever e esclarecer à comunidade Serafinense quais as medidas de controle e prevenção que foram e estão sendo desenvolvidas diante a pandemia envolvendo a COVID – 19.

Iniciou com a palavra a Secretária Municipal de Saúde, Salete, onde na ocasião destacou que estamos vivendo uma experiência jamais imaginada, tanto para a Secretaria de Saúde quanto para a sociedade o surgimento da COVID – 19 foi um susto. Disse que foi um período difícil, mesmo com inúmeros debates, discussão, questionamentos e estudos junto ao COE (Comitê de Orientação Emergencial), pois não estava claro o que viria pela frente com o surgimento da pandemia. Salienta que as reuniões junto ao COE continuam e, quando necessário envolvendo também a Assessoria Jurídica do Poder Executivo para que haja uma interpretação eficiente das orientações recebidas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da União. A Secretária explicou também que conta com a Vigilância em Saúde, equipe que recebe e registra informações referente a testagens recebidas do hospital, laboratórios e farmácias. Agradeceu a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde pelo envolvimento e trabalho que vem desenvolvendo desde o início da pandemia.

Na sequência Salete apresentou quais foram os recursos recebidos para o combate a pandemia, sendo R$ 2.060.796,59 de recursos federais e R$ 128.000,00 de recursos estaduais.

Em seguida, com a palavra o Diretor do Hospital Nossa Senhora do Rosário, André, que agradeceu a equipe do hospital e relatou que foram momentos tensos e de desespero, tendo em vista que, no início, ninguém sabia exatamente como devia enfrentar a situação e considerando que os pacientes chegavam ao hospital com certo temor da doença e do que os esperava. André expôs que hoje o HNSR conta com 20 leitos específicos para atender pacientes com COVID-19, que desde o início da pandemia até hoje foram duzentos e quatro internações por COVID-19 onde 52% delas foram via SUS. Salientou que em meio ao caos houve a falta de EPI’s e medicamentos no mercado considerando que, quando encontrados para aquisição os valores eram extremamente elevados, tendo variações de até 600% a mais no valor do item, houve elevado consumo de oxigênio devido as internações e diante deste contexto realizou-se a troca do tanque de armazenamento para um de maior capacidade.

Após, André apresentou o valor total dos recursos recebidos, sendo R$ 1.002.246,55 que foram destinados matérias de limpeza e higienização, oxigênio, material hospitalar, folha de pagamento, reformas e entre outros.

Ao final, o Vereador Dirlei Dama Cordeiro, Presidente da Casa, em nome de todos os Vereadores agradece a disponibilidade da Secretária da Saúde, Salete e do Diretor do HNSR, André.